Thursday, June 09, 2005

Escolha

(Uma re-edição, com o respectivo comentário explicativo)



O dia da Lua disse: vem, dentro de mim. Olhei-a. Quem és tu? Porque me queres? Não te conheço, não gosto de ti. E a Lua, matreira, explicou-me que, na vida, a escolha não é pertença, antes, coisa imensa sem origem, ou fim. Coincidência? Não quero, respondi, virei-me, fugi. Ah, mas não, a Lua escolheu-me, Embalou-se, embalou-me, em feitiços de atracção, sussurando pétalas de flores que, há muito, murcharam na morte do meu jardim. Atordoado, levantei-me, bebi água e pensei, porque me quer, ela, a mim? A Lua explicou-me, eu também não sei, vi e ficou-me o gosto de ti. Preso, na cama, ainda tentei, olha, mas eu não sei se gosto de ti! A Lua não ouviu, abraçou-me, falou-me do jardim, deixei-me, sorri-lhe, beijou-me, afoguei-me, em brancas flores renascidas, cá dentro, no centro, mais à esquerda, isso, aí.


Porque alguém mo recordou, aqui
.

17 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E já gostas da Lua ou não?

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

A Raquel Vasconcelos publicou um lindo post, com um link para este conto.

Por vezes, só muito, mas muito depois de escrever algo, me vou apercebendo do real alcance do que lá está, redescobrindo, todos os dias, outros sentidos de vida que ainda não tinha alcançado.

Tal como no filme "Human Stain" (vulgo: Culpa Humana), com a Nicole Kidman e o Anthony Hopkins, o "amor" também acontece, na sua forma mais inesperada, mesmo que indesejado, e no pior momento da nossa vida.

Não percebemos porquê, e há quem procure, desesperadamente, uma explicação e a correspondente racionalização.

Também os há, os que procuram medir ou produzir uma expectativa de vida útil para o "isto" que lhes arrombou a porta" ... "será para durar, acaba já amanhã"?

Não gosto de maltratar a sorte. Na vida, pague-se, também, com dor. Aprende-se que o eterno pode ser efémero e que este, quando livre, se renova e perdura.

Se algo de bom existe hoje, que se lixe o "deve" e o "haver" no balanço final.

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Ou seja, porque, depois de tanto se perder, adiamos a pouca vida que nos sobra (é sempre pouca), guardando-nos eternamente para esse "melhor que ainda virá"?

Quando vier, veio. Até lá, viva o que é bom, agora.

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Nota:

Acabam aqui os comentários supostamente explicativos

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Em resposta à "coisa" anónima, a resposta será "depende".

Já agora, esclareço (porque só muito recentemente o consegui, de alguma forma, interpretar) que "o dia da lua" é a noite, e a vida que nela decorre. Tal como no dia do sol.

Thursday, 09 June, 2005  
Anonymous Anonymous said...

E o "depende" da tua resposta...deixa lá, deve ser daquelas que eu ainda não entendo, por causa do meu nome do meio...

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Mitsou said...

O meu agradecimento à Raquel por te levar a dares-nos, de novo, tão belo texto teu. Já na altura me encantou e agora releio-o com o mesmo deleite.
Beijinho doce, por isso, aos dois! :)

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Obrigado, Mitsou. Obrigado, Raquel.
Beijos às duas.

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Eu bem digo que o home anda estranho... tratar assim uma pessoa...


Obrigada pelo link monsieur T...

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Mi... obrigada pela música...

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Maria das Ânsias,

"Depende", porque não tem qualquer piada andar-se "aluado" sem se ter com "quem"! Certo?

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Ó Sra. Raquel. Está a acusar-me de ter sido indelicado com alguém? Olhe, tome aqui um favaios para que tenha um bom almocinho.

Sra. Mºa das Ânsias, é servida?

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Eva Lima said...

Finalmente, mas valeu a pena...

p.s.(T, agora ninguém nos ouve: estás mesmo apaixonado, pá!? o que é muito bom!!!)


ninos, desejo-vos um grande fim de semana, descansem, portem-se mal, enfim carpe diem!

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Favaios!!!!?
Cocacola para mim se faz favor...
e com um sundae de chocolate à mistura e já ficava o almoço feito... isto é... o almoço/jantar :)

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Mitsou said...

Beijinhos para todos e um óptimo fim de semana prolongaaaaaaaadooooooo!!

Portem-se, bem ou mal, mas portem-se :))

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger OnlyMe said...

Adoro este blog. É raro o dia q n venho ler as suas palavras que tanto me tocam. Palavras cheias de sentimento, amor... transmitem-me força para o futuro e fazem-me acreditar que vale sempre a pena continuar... Há mto tempo q queria deixar mensagem, mas sempre achei que ía intrometer-me num mundo q parece tao fechado de gente boa. Espero que me desculpem. Um muito obrigado a todos pelo que me transmitem e fiquem bem. Virei mais vezes se mo permitires.Fica bem.

Thursday, 09 June, 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

aunica,
És sempre bem vinda. Dispõe intromete-te, porque este mundo não é nada fechado.
Beijinho.

Monday, 13 June, 2005  

Post a Comment

<< Home